A maioria dos brasileiros já desejaram ou até planejaram ser o próprio patrão e ter uma empresa de sucesso.
Muitas pessoas tem cometidos erros nessa busca incansável de obter sucesso e aprovação.
E se você está pensando em abrir sua empresa ou está começando um novo negócio, você precisa se atentar a esses 3 grandes erros.
1 – Falta de Planejamento de Negócio
Antes de tudo, é necessário realizar uma pesquisa de mercado.
Nessa pesquisa você precisará avaliar alguns pontos:
- Quais são os produtos/serviços que mais vendem?
- Qual cidade/bairro/rua que terá maior movimento de pessoas que são possíveis compradores?
- Qual produto/serviço eu terei maior lucratividade?
- Qual será o nome da minha empresa? Esse nome está livre e posso registrar?
- Preciso contratar funcionários?
Após essa análise, você fará um planejamento financeiro e nele você precisa definir algumas metas e anotar tudo o que será gasto durante o mês.
Quando tudo estiver anotado, faça uma projeção dos próximos 6 meses, veja se você precisará ou não de um empréstimo bancário para suportar toda a operação até se estabilizar.
2 – Não separar a Pessoa Física da Pessoa Jurídica
Depois de definir o planejamento de negócio, é necessário saber que a empresa apesar de ser sua, ela não pode ser confundida e misturada.
As suas contas pessoais, como: sua compra do mês, seu aluguel, a escola do filho. Devem ser pagas apenas com o seu salário, para isso, você deve definir quanto vai ganhar por mês.
As contas da empresa, como: energia Elétrica, água, aluguel, salário de funcionários. Devem ser pagas através da conta da empresa e nunca pela sua conta pessoal.
Da mesma maneira os valores que você receber das vendas, devem ser todos através da conta da empresa.
Dessa maneira você evita possíveis fiscalizações da Receita Federal, que atualmente já fiscaliza todas movimentações em maquininhas de cartão e PIX.
3 – Não ter um bom profissional
Nesse momento, podem surgir muitas dúvidas e até mesmo você querer fazer todos os processos de abertura da empresa sozinho(a) e acabar perdendo tempo e dinheiro.
Conte com um bom contador, pois ele irá analisar o seu planejamento de negócio, abrir a empresa que mais se adequa a sua situação e evitar que você pague impostos desnecessários.
Além de tudo isso que falei, um bom contador, que esteja aliado a sua empresa, irá lhe proporcionar um crescimento muito mais acelerado.
Não deixe para realizar o sonho de ter seu próprio negócio para amanhã, entre em contato com o nosso departamento comercial.