Venda sem nota fiscal: você Não deve fazer isso

Empreendedor emitindo nota fiscal

Quais são os riscos ao realizar uma venda sem nota fiscal? Muitos! Uma atitude que, infelizmente, parece simples e corriqueira entre os brasileiros pode ter graves consequências para o empreendedor e seu negócio – de multas severas à prisão. Antes de qualquer coisa, esse tipo de transação configura uma atividade ilícita para a empresa, que fica sujeita a penalidades como multas, apreensões e até prisão, se ficar comprovada a sonegação de impostos.

A nota fiscal é obrigatória?

Sim. Não emitir nota fiscal é crime, previsto na lei 8137/1990. De acordo com ela:

Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:

V — negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa à venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.

Vale mencionar que o único momento em que a emissão de nota fiscal é opção ocorre quando há uma transação entre MEI e pessoas físicas. Ou seja, quando um Microempreendedor individual presta serviço para pessoas físicas, de alguma forma. Também é importante dizer que o cliente tem o direito de exigir nota fiscal. Portanto, mesmo em casos em que a emissão é opcional, o contratante pode pedir a NFe ao MEI. Em todos os outros momentos, há a obrigação de emitir nota fiscal.

O que a lei diz sobre a não emissão de notas fiscais

A legislação brasileira é clara quanto à obrigatoriedade da emissão da nota fiscal em transações comerciais. Conforme o Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/1966) e a legislação complementar, como a Lei n.º 8.846/1994 (que dispõe sobre a emissão de documentos fiscais), a emissão da nota fiscal é obrigatória em praticamente todas as operações de venda de bens e serviços.

Porque muitas empresas não emitem nota fiscal

Vender sem nota fiscal é uma prática arriscada e ilegal, embora algumas empresas ainda o façam. Aqui estão alguns motivos pelos quais isso acontece:

Evitar dedução de impostos: muitas empresas acreditam que, ao não emitir notas fiscais, podem evitar o pagamento de impostos. No entanto, essa estratégia é perigosa e pode ter consequências graves.

Penalidades legais: A venda sem nota fiscal é considerada uma atividade ilícita. Empresas que são flagradas podem enfrentar multas pesadas, apreensão de produtos e até mesmo prisão, se comprovada a sonegação de impostos.

Prejuízos para o consumidor: além de ser prejudicial para o negócio, a venda sem nota fiscal também afeta os consumidores. Eles ficam sem garantias, sem possibilidade de troca ou devolução e sem um comprovante de compra. Portanto, é fundamental que as empresas cumpram suas obrigações fiscais e emitam notas fiscais regularmente.

Conclusão:

Se você precisa de ajuda, não hesite em procurar um contador para poder te ajudar! Esteja em conformidade com a lei, para que você se isente de problemas fiscais com a Receita Federal.

    Compartilhe nas redes sociais:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Posts Relacionados

    Pode vender na internet como pessoa física? Cuidado

    Pode vender na internet como pessoa física? Cuidado

    Vender na internet tem se tornado uma ótima alternativa para empreendedores de todos os tamanhos, especialmente para quem quer começar um negócio com pouco investimento. No entanto, muitos iniciam suas

    Novidades do Imposto de Renda 2025: O Que Mudou e Como a Contabilidade Pode Ajudar

    Novidades do Imposto de Renda 2025: O Que Mudou e Como a Contabilidade Pode Ajudar

    O ano de 2025 trouxe várias mudanças significativas no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no Brasil. Este blog detalha essas novidades, explica o que os contribuintes podem fazer para

    Novas Regras do Pix em 2025: O Que Você Precisa Saber

    Novas Regras do Pix em 2025: O Que Você Precisa Saber

    O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, revolucionou como realizamos transações financeiras. Em 2025, novas regras foram implementadas para aumentar a transparência e combater a evasão fiscal. Neste blog,

    Precisa de uma contabilidade especializada?